UNIOPERA

UNIOPERA abre temporada 2024 com Vivaldi, em formato inédito

La Stravaganza será realizada em fevereiro e apresentará os Concertos para violino e orquestra op. 4

São Paulo, XX de janeiro de 2024 – Após bater recorde de público em 2023, com apresentações para mais de 26 mil pessoas, a UNIOPERA inicia a temporada 2024 no próximo mês, com os Concertos para violino e orquestra op. 4 La Stravaganza, de Antonio Vivaldi. Em formato inédito, a apresentação vai unir orquestra e teatro no mesmo espetáculo.

Luciano Camargo, diretor artístico da UNIOPERA, explica o projeto: “Pensamos nessa concepção como uma forma de criar uma conexão maior com o público. Nosso propósito é materializar o universo da música de Vivaldi trazendo o próprio compositor como protagonista, falando sobre sua música e confessando suas paixões, essência dos concertos La Stravaganza”.

Para viver o compositor, Camargo convidou o premiado ator Henrique Mello, da Cia. Os Satyros. O espetáculo se inicia com Vivaldi apresentando sua confissão ao público: suas paixões e conflitos existenciais, sua entrega para a música e a obsessão pela cantora Anna Giró, sua musa inspiradora – interpretada pela soprano Marly Montoni, que esteve recentemente em cartaz com a UNIOPERA em Carmen, de Bizet.

“Esse é um papel completamente diferente de tudo o que já fiz”, afirma Mello. “Para criar esse Vivaldi, estou estudando a sua vida e obra – um universo musical que não fazia parte da minha prática teatral até então. Está sendo desafiador, porque antes eu quero entendê-lo, para dar uma personalidade a ele.”

Marly está animada com a possibilidade de dar vida a Anna Giró. “Sabemos que ela foi muito importante para o Vivaldi, uma parceira. Os registros mostram que eles foram muito unidos e que ele adaptou várias composições para a voz dela”, diz. “Pensar que as mulheres não tinham protagonismo nessa época, que não podiam ser artistas, dá um contorno ainda mais especial para a figura da Anna.” A soprano vai interpretar a arrebatadora ária de coloratura Griselda – Agitata da due venti.

Marly Montoni (Anna Giró) e Henrique Mello (Antonio Vivaldi)

La Stravaganza terá solos do violinista Kleberson Buzo. A direção cênica é de Luiz Manuel, figurinos de Amanda Pilla B. e iluminação de Giorgia Tolaini. As apresentações acontecerão no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Sobre a UNIOPERA

A UNIOPERA (Associação Coral da Cidade de São Paulo) é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos dedicada à difusão da ópera, da música de concerto e do canto coral. São mais de 20 anos de tradição, realizando montagens nas principais salas de espetáculo no estado de São Paulo. Desde 2016 realiza regularmente temporadas de concertos sinfônicos e óperas no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Desde sua fundação, em 2002, mais de 2 mil pessoas já tomaram parte do Coral da Cidade de São Paulo e de seus cursos de teoria musical, solfejo e técnica vocal, oferecidos gratuitamente para participantes de todas as idades, profissões e interesses. A entidade, constituída juridicamente desde 2009, possui atualmente centenas de associados e participantes de suas atividades artísticas e formativas.

A UNIOPERA é pioneira em produções independentes na área da música de concerto e ópera, e realiza espetáculos de grande porte fora do circuito estatal, com a participação voluntária por meio de um coral comunitário, inspirado no modelo da “Wiener Singverein” (União Vienense de Canto).

Informações para a imprensa:

Convescote Comunicação | Patrícia Galindo

E-mail: convescote@convescotecom.com | Whatsapp: 11 9 9122-6333

Rolar para cima