UNIOPERA

UNIOPERA apresenta Carmen com protagonistas negras

Espetáculo estreia no próximo dia 17, no Teatro Bradesco, com a Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo, sob direção musical e regência de Luciano Camargo

São Paulo, 10 de novembro de 2023 – Carmen, a mais conhecida ópera do compositor francês Georges Bizet, chega ao palco do Teatro Bradesco no próximo dia 17. Sob a direção musical do maestro Luciano Camargo e direção cênica de Rodolfo García Vázquez (Companhia ‘Os Satyros’), a encenação da UNIOPERA terá duas protagonistas negras: Juliana Taino e Marly Montoni, que se alternarão nas apresentações.

“Desde o início da montagem eu pensei em ter representatividade. Nosso propósito é aproximar as pessoas da música erudita, mostrar que é possível apreciar um tipo de composição que não faz parte da nossa formação, assim como acontece com na Europa, principalmente. Assim, faz todo o sentido que os espetáculos tenham a cara do Brasil”, afirma o regente.

uliana Taino (esq.) e Marly Montoni (dir.)

A mezzo soprano Juliana Taino é graduada em música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (SP) e pós-graduada em performance pela Alpha/FACEC. Fez parte das primeiras turmas do Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo e da Academia de ópera do Theatro São Pedro. Atua desde 2011 e já foi solista da 9º Sinfonia (Beethoven), Missa de Santa Cecília (Padre José Maurício) e Stabat Mater (Pergolesi); participou das óperas “Nabucco”, “La Traviata”, “Rigoletto” (G. Verdi), “The Rake’s Progress” (I. Stravinski), “Pedro Malazarte” (C. Guarnieri), Der Rosenkavalier (R. Strauss), Così Fan Tutte (W. A. Mozart) e “Porgy and Bess” (G. Gershwin).

A soprano Marly Montoni é destaque da nova geração de cantores líricos do Brasil. Já cantou óperas nos mais importantes teatros e salas de concerto do país, como Theatro Municipal de São Paulo (“Nabucco”, de G. Verdi e “Fidelio”, de L. Beethoven), Teatro da Paz em Belém (“Blue Monday”, de G. Gershwin), Palácio das Artes em Belo Horizonte (“Porgy and Bess”, de G. Gershwin), além de concertos na Sala São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi solista contratada do Theatro São Pedro, entre 2015 e 2017. Em 2016 recebeu a Medalha Carlos Gomes, da Ordem do Mérito Cultural.

Carmen será a última montagem da UNIOPERA em 2023. Neste ano, o grupo já se apresentou para mais de 16 mil pessoas, com espetáculos que incluem o Requiem, de Mozart, e La Traviata, de Verdi. Durante a temporada, serão apresentadas dez récitas da ópera, com a participação da Orquestra Acadêmica de São Paulo e Coral da Cidade de São Paulo.

Sobre a UNIOPERA

A UNIOPERA (Associação Coral da Cidade de São Paulo) é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos dedicada à difusão da ópera, da música de concerto e do canto coral. São mais de 20 anos de tradição, realizando montagens nas principais salas de espetáculo no estado de São Paulo. Desde 2016 realiza regularmente temporadas de concertos sinfônicos e óperas no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Desde sua fundação, em 2002, mais de 2 mil pessoas já tomaram parte do Coral da Cidade de São Paulo e de seus cursos de teoria musical, solfejo e técnica vocal, oferecidos gratuitamente para participantes de todas as idades, profissões e interesses. A entidade, constituída juridicamente desde 2009, possui atualmente centenas de associados e participantes de suas atividades artísticas e formativas.

A UNIOPERA é pioneira em produções independentes na área da música de concerto e ópera, e realiza espetáculos de grande porte fora do circuito estatal, com a participação voluntária por meio de um coral comunitário, inspirado no modelo da “Wiener Singverein” (União Vienense de Canto).

Serviço:

Georges Bizet

CARMEN

Orquestra Acadêmica de São Paulo

Coral da Cidade de São Paulo

De 17 a 27 de novembro

Direção cênica: Rodolfo García Vázquez

Direção musical e regência: Luciano Camargo

Regente assistente: Jorge Sarmientos

Iluminação: Guilherme Bonfanti

Cenários: Jorge Ferreira Silva

Concepção de Figurinos: Adriana Vaz

Figurinista: Amanda Pilla B.

Coreografia: Carol Zanforlin

Teatro Bradesco São Paulo

Shopping Bourbon – Rua Palestra Itália, 500 – Perdizes – São Paulo – SP

17, 21, 22, 23, 24 e 27 de novembro, às 20h

18, 19, 25 e 26 de novembro, às 16h

Elenco

Carmen – Juliana Taino (17, 19, 22, 24, 26) / Marly Montoni (18, 21, 23, 25, 27)

D. José – Mar Oliveira (17, 19, 22, 24, 26) / Rafael Ribeiro (18, 21, 23, 25, 27)

Escamillo – André Rabello (17, 19, 22, 24, 26) / Johnny França (18, 21, 23, 25, 27)

Micaëla – Giulia Moura (17, 22, 24, 26); Joyce Martins (18, 19, 21, 23, 25, 27)

Frasquita – Caroline Raquel

Mercedes – Gabriela Bueno

Dancaïro – Calebe Faria

Remendado – Felipe Vidal

Morales – Marcus Ouros

Zuniga – Guilherme Gimenes

Balaoras – Daniela Malatesta e Neni Benavente

Realização: UNIOPERA (Associação Coral da Cidade de São Paulo)

www.coralsp.org.br

Ingressos: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/opera-carmen-de-bizet-12008

Informações para a imprensa:

Convescote Comunicação | Patrícia Galindo

E-mail: convescotecomunicacao@gmail.com.br | Whatsapp: 11 9 9122-6333

Rolar para cima